Notícias
Notícias do site
(14/07/2025) - Observatório Mulheres da UFSCar abre seleção para bolsistas PIDICT de graduação e pós-graduação
O Observatório Mulheres da UFSCar está com edital aberto para seleção de bolsistas dentre discentes da pós-graduação e da graduação autodeclaradas como sendo do gênero feminino, com prioridade para ingressantes por ações afirmativas específicas.
(28/02/2025) - Rede de pesquisa para incentivo à formação de Meninas e Mulheres Cientistas abre seleção para bolsistas
A Rede de Pesquisa "Meninas e Mulheres Cientistas: Tecendo Redes em São Paulo e Minas Gerais" está com editais abertos para seleção de bolsistas em diferentes modalidades. O projeto, financiado pela Chamada CNPq Nº 31/2023 – Projeto em Rede Regional, busca incentivar a participação feminina na ciência e promover maior inclusão de meninas e mulheres no campo acadêmico e científico.
(14/11/2024) CNPq investe R$ 100 milhões em mais de 5 mil bolsas voltadas à atração e permanência de meninas nas ciências exatas, engenharias e computação
(14/11/2024) Lançamento do livro "Ubuntu: reexistências feministas, negras e surdas", de Diléia Aparecida Martins
(07/11/2024) Observatório Mulheres - UFSCar participará do 1º Encontro de Observatórios com perspectiva de gênero ou sobre as mulheres organizado pelo Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi)
(02/08/2024) Vice-reitoras das universidades públicas paulistas discutem indicadores de gênero nas instituições
(20/08/2024) - Inscrições abertas para o Programa FUTURAS CIENTISTAS
O programa FUTURAS CIENTISTAS é para as meninas e professoras de escolas públicas e tem por objetivo promover o desenvolvimento educacional de estudantes do ensino médio do sexo feminino nas áreas de Ciência e Tecnologia, aproximando-as de centros tecnológicos e instituições de pesquisa. As Inscrições vão até 30 de Agosto/24.
(20/08/2024) - Professora da UFSCar (Lucia Helena Mascaro) é uma das vencedoras do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química
Agência FAPESP – Lucia Helena Mascaro, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretora de pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi uma das premiadas na sétima edição do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química. Ela venceu na categoria “Liderança Acadêmica”.
(19/07/2024) - Edital Pluralizar inicia inscrições no dia 15/07
EDITAL 001/2024 PLURALIZAR: DIVERSIFICANDO PERSPECTIVAS, PLURALIZANDO CONHECIMENTOS (CONVÊNIO INSTITUTO SERRAPILHEIRA) – SELEÇÃO 2024-2025. A coordenação do Programa Pluralizar: diversificando perspectivas, pluralizando conhecimentos, resultado do convênio entre a Universidade Federal de São Carlos e o Instituto Serrapilheira, projeto vinculado ao Programa: Observatório das Desigualdades, Conflitos, Democracia e Autonomia (ODE), da Universidade Federal de São Carlos, torna público o presente Edital e convida interessadas e interessados a apresentarem propostas de candidatura a bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, na forma e nas condições aqui estabelecidas, para o período 2024-2025.
(19/07/2024) - Presidente sanciona lei que amplia prazos para pais e mães acadêmicos
Agora, a lei garante que os estudantes da educação superior possam ter prorrogados os prazos de conclusão de cursos ou programas acadêmicos em virtude de circunstâncias específicas como maternidade, paternidade ou guarda de menores, por período mínimo de 180 dias.
(19/07/2024) - Observatório Brasil de Igualdade e Gênero
O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero foi criado em 08 de março de 2009, como resultado do processo de institucionalização e aprimoramento das políticas para as mulheres no Brasil. É um mecanismo estratégico para subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres no Brasil e para o acompanhamento dos indicadores de desigualdades de gênero e dos direitos das mulheres.
Pesquisa Instituto Avon - Violência Contra a Mulher no Ambiente Universitário
A proposta da campanha do Instituto Avon, por meio de suas ações, é sempre dar voz a quem precisa falar sobre a violência contra a mulher e contribuir para que, cada vez mais, essa voz seja ouvida. Tanto a voz de mulheres que precisam de apoio para sair do círculo de violência, quanto a das organizações e pessoas que se dedicam a estudar essa pandemia e a buscar soluções para enfrentá-la.