Histórico do Observatório Mulheres-UFSCar

O Observatório Mulheres-UFSCar (OM-UFSCar) tem sua origem no GT-Mulheres-UFSCar, constituído em março de 2022 por iniciativa da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos. A criação do GT foi uma resposta à necessidade de institucionalizar e fortalecer políticas de gênero e diversidade no âmbito da gestão eleita em 2021, refletindo o compromisso da universidade em construir meios que assegurem excelência acadêmica com inclusão, participação democrática e sensibilidade às demandas sociais contemporâneas.

O contexto que motivou sua constituição é marcado pelas persistentes desigualdades enfrentadas pelas mulheres brasileiras no mercado de trabalho, que se manifestam também dentro da própria universidade. Reconhecendo esse cenário, o GT-Mulheres assumiu o papel de articular políticas institucionais de equidade, fomentar redes de pesquisa sobre gênero na UFSCar e em outras instituições, além de acompanhar a posição das mulheres na universidade, seu desenvolvimento profissional e acadêmico, bem como suas demandas específicas. Como resultado desse trabalho inicial, compreendeu-se que o passo seguinte seria a criação de um espaço permanente, articulador e estratégico: o Observatório Mulheres-UFSCar: equidade, pesquisa e universidade.

O Observatório Mulheres-UFSCar é uma Unidade Multidisciplinar vinculada ao Gabinete da Reitoria, instituída pela Portaria GR nº 7383/2025, com foco em equidade de gênero, pesquisa e universidade. Nesse sentido, o Observatório atua alinhado à Agenda 2030 da ONU, em especial ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5), que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Sua atuação está organizada atualmente em 8 eixos temáticos, além de contar com uma equipe de comunicação e coordenação geral:

🔹 Arte e cultura

🔹 Equidade e interseccionalidade

🔹 Feminismos e mulheridades na universidade

🔹 Mapeamento

🔹 Maternidade e ciência

🔹 Mulheres atípicas e formas de acessibilidade

🔹 Mulheres e meninas na ciência

🔹 Mulheres indígenas e interseccionalidade

Cada eixo é composto por equipe específica que pode ser consultada no menu "Eixos de Atuação". 

A composição das equipes de Coordenação Geral e de Comunicação podem ser consultadas no menu "Quem somos".