Quem somos

Este é o site do Observatório Mulheres-UFSCar. Aqui, buscamos proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor, repleto de informações e recursos relevantes para promover o empoderamento e a equidade de gênero. Através do diálogo, da educação e da defesa dos direitos das mulheres, independentemente de sua identidade de gênero, nós estamos empenhadas em construir um futuro mais justo e igualitário para as mulheres da nossa universidade Seja bem-vinda, bem-vinde e bem-vindo ao nosso espaço!

Sobre o observatório

O GT-Mulheres-UFSCar, constituído em março de 2022, foi criado por iniciativa da reitoria. Diante da preocupação constante em institucionalizar e fortalecer as políticas de gênero e diversidade que atendam a essas pautas da gestão, eleita em 2021, esforços vêm sendo empreendidos no sentido de construir meios que garantam a excelência acadêmica, com inclusão e participação democrática de todas as categorias.

Sabe-se que a situação das mulheres brasileiras no mercado de trabalho está longe da equidade, mesmo em ambientes que, em tese, deveriam ser mais sensíveis às necessidades de acolhimento, estímulo e fomento à participação feminina, trans e cis, como deveria ser o caso da universidade. No que tange à carreira, especificamente, as disparidades são muitas e em todos os níveis – seja por acesso, seja porque, ainda que acessem meios para desenvolvimento de suas pesquisas, as mulheres defrontam-se com situações marcadas por misoginia, preconceito e, lamentavelmente, violência. 

Com o intuito de formular políticas institucionais de equidade e, ao mesmo tempo, acompanhar a posição das mulheres da UFSCar, seu desenvolvimento profissional e/ou de formação acadêmica e suas demandas o GT Mulheres debruçou-se ao longo de 2022 no levantamento de dados e realizou conversas com diferentes grupos na universidade para delinear de modo mais acurado frentes de atuação. Concluído esse processo, entendeu-se que seria o momento de caminharmos para o estabelecimento de um Observatório Mulheres-UFSCar: equidade, pesquisa e universidade. O observatório está estruturado para atuar em diferentes frentes, articuladas entre si e em diálogo com outros esforços já empreendidos pela universidade, nomeadamente pela Coordenadoria de Diversidade e Gênero da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e pelo GT de Prevenção, Redução e Mitigação da Violência, além de manter diálogo com as Associações e Coletivos. 

Por fim, é objetivo do Observatório empreender ações que o coloquem em consonância com a agenda 2030, nomeadamente, a ODS 5.