Iraí Maria de Campos Teixeira

Iraí maria de Campos Teixeira.png  Iraí Maria de Campos Teixeira

Icon email .png irai@ufscar.br

Icon currículo lattesCurrículo Lattes

Icon pesquisas acervo Artigos da pesquisadora

Icon eixo de atuação Eixo Maternidade

Sobre a pesquisadora

Enfermeira, com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino - DME da UFSCar. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSCar, na linha Práticas Sociais e Processos Educativos. Coordena o Programa de Extensão Movimentos e Articulações em Práticas Populares de Educação Popular e Saúde - MAPEPS, da UFSCar. Está diretora da Unidade de Atendimento à Criança - UAC - UFSCar.

Tem orientado, lecionado, publicado capítulos de livros e artigos bem como palestrado e apresentado trabalhos em eventos nas temáticas: Educação Popular, Educação Popular e Saúde, Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação e Saúde dos Povos do Campo e da Floresta, Educação Infantil Indígena, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e Saúde da Mulher. Teve trabalho premiado na Segunda Edição do Premio Victor Valla do Ministério da Saúde (2016). FoiEm seu histórico, atuou como tutora do Curso de Formação Histórica e Política de Estudantes Universitários da Área da Saúde, UFSCar em parceria com a UERJ (2014); tutora do Curso de Especialização Educação com Ênfase no Ensino Fundamental II e Médio, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na disciplina Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2016); e tutora do Curso de Graduação em Enfermagem, do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, no módulo Gestão em Saúde Mental (2017). No ensino médio profissionalizante, foi docente do Curso Técnico em Enfermagem do SENAC - São Carlos (2009 e 2010). Atuou nos seguintes cursos de aperfeiçoamento como professora/educadora: Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-raciais, da UFSCar em parceria com a UNESCO (2014) e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EDPOPSUS, do Ministério da Saúde em parceria com a FIOCRUZ (2017 e 2018).

Ainda como educadora coordenou Oficinas de Educação Permanente junto à Direção Regional de Saúde III (DRS - III) - Araraquara/SP (2012 a 2013) e foi enfermeira responsável por atividades em Educação e Saúde junto ao Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia - NAPRA (2013 - 2015). É Conselheira Consultiva do NAPRA desde 2016.Foi Enfermeira Responsável Técnica da Instituição de Longa Permanência para Idosos - Espaço Livre (2008 a 2010). Foi membro do projeto de pesquisa em Aleitamento Materno - Geographies of Infant Feeding Transformations - GIFT, executado pela Loughborough Univercity (Reino Unido) em parceria com a UFSCar, UNICAMP e UFMG (2018). Foi membro do Comitê Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular e Saúde da Secretaria de Saúde de São Carlos (2017 a 2022). Atuou como Promotora Legal Popular junto ao Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos (2012 a 2016). Foi coordenadora pedagógica da Pós-Graduação em Acupuntura, oferecida pela Escola Brasileira de Medicina Tradicional Chinesa - EBRAMEC (2018a 2020). Tem formação como doula, terapeuta floral e terapeuta reikiana.