Diléia Aparecida Martins

Diléia Aparecida Martins.jpg  Diléia Aparecida Martins

Icon email .png dileiamartins@ufscar.br

Icon currículo lattesCurrículo Lattes

Icon eixo de atuação Vice- coordenação

Sobre a pesquisadora

Sou mãe de um menino, professora e pesquisadora da grande área “Ciências Humanas” nos tópicos educação e linguística aplicada. Iniciei a atuação profissional como Tradutora e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Nessa instituição cursei a licenciatura em educação especial e integrei a equipe do Programa de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (Proaces), pioneiro na oferta de condições de acessibilidade ao ensino superior. Ainda nessa instituição cursei o mestrado em educação, com a dissertação intitulada “Trajetórias de formação e condições do trabalho de intérpretes de Libras em Instituições de Educação Superior”. Na Universidade Federal de São Carlos iniciei a carreira como docente voluntária, substituta e durante o doutorado ingressei na carreira do magistério superior como professora efetiva desta instituição. A tese de doutorado aborda o acesso do estudante surdo ao ensino superior com o uso da nota obtida no Enem, uma análise documental e estatística dos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, financiada pelo Programa Observatório em Educação Obeduc CAPES. Atualmente atuo como docente do Departamento de Psicologia, no Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Sou líder do GEPETILSP “Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tradução e Interpretação em Línguas de Sinais/Língua Portuguesa” e Coordeno o Programa de Extensão Ubuntu Libras “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tradução, Interpretação e Educação para o Antirracismo em contextos sociolinguísticos de línguas de sinais”. Tenho alguns livros publicados sendo o mais recente a obra UBUNTU reexistências feministas, negras e surdas, que apresenta um olhar sobre questões relacionadas à equidade e interseccionalidade.