Daniela Auad
auaddaniela@ufscar.br
Eixo Combate à Violência
Sobre a pesquisadora
Sou feminista, com especial participação na União de Mulheres de São Paulo; minha formação se deu na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na FEUSP, onde me tornei Pedagoga, Mestra e Doutora. Escritora, publiquei artigos e livros, tais como “Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola” (Contexto, 2006 e, em segunda edição, 2021); “Feminismo: que história é essa?” (DP&A, 2003); "Saberes Docentes Fora do Armário: educação como território de resistência" (Nau, 2022).
Sou Professora Titular, na Educação Superior, do Sistema Federal de Ensino. Atualmente, sou docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos, no campus de Sorocaba, bem como coordeno o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Feminismos, registrado no CNPq, e cujo nome (anti)social é Flores Raras. Realizo pesquisa, docência e extensão com foco na temática Educação, Relações de Gênero e Feminismos.
Lésbica, com trajetória bissexual historicamente, sou mãe de Leila Auad, uma jovem de 17 anos, em 2024. Sou casada com a também feminista e docente de Ensino Superior, Cláudia Lahni, desde março de 2011. Vivo na cidade de São Paulo, ao lado da Avenida Paulista, que ficou ainda mais bonita depois de ser aberta para a população aos domingos. Aprecio cinema, literatura, plantas, flores e sou tutora das gatas Camila e Jujuba, assim como do doguinho Velcro.