Universidades públicas paulistas lançam a 1ª edição do Índice de Igualdade de Gênero

Lançado em 17 de dezembro de 2025, o estudo interinstitucional analisa desigualdades de gênero na carreira docente, na ocupação de cargos de gestão e em indicadores de raça/cor, com participação da UFSCar por meio do Observatório Mulheres.

A iniciativa envolve as universidades públicas do Estado de São Paulo — UFSCar, USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e UFABC — e tem como objetivo oferecer um diagnóstico comparativo sobre desigualdades de gênero no ensino superior público. O levantamento sistematiza dados que permitem observar diferenças ao longo da carreira acadêmica e nos espaços de tomada de decisão institucional

No âmbito da UFSCar, a organização e consolidação das informações ficaram sob a coordenação de Diana Junkes Bueno Martha, professora do Departamento de Letras e ex-coordenadora do Observatório Mulheres. Os dados contribuem para ampliar a reflexão institucional sobre equidade de gênero e subsidiar a formulação de políticas voltadas à redução de desigualdades.

A publicação completa do Índice de Igualdade de Gênero nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo e a notícia institucional da UFSCar podem ser acessadas nos links abaixo: