Observatório Mulheres UFSCar debate equidade de gênero no São Carlos Xperience 2025

Entre os dias 10 e 14 de novembro aconteceu o “São Carlos Xperience”, um festival com uma série de eventos que envolviam temáticas relacionadas à inovação, empreendedorismo, ciência e diversidade cultural. Uma série de trilhas de conteúdo foi proposta e, dentre elas, a “UFSCar na área”, que contou com a participação de uma série de pesquisadores da instituição e produtos originados na universidade, assim como a trilha da Diversidade, em que foram discutidos temas sobre inclusão, direitos humanos e equidade, especialmente no mercado de trabalho.
Um dos momentos de destaque da programação foi a mesa-redonda intitulada “Mulheres, Poder e Transformação Estrutural: desafios para a equidade de gênero”, realizada no Lounge de Diversidade. O Observatório Mulheres/UFSCar foi representado por Isadora Geroto, bibliotecária do SIBi-UFSCar e integrante do Observatório, que participou do debate ao lado de outras mulheres: Dra. Natasha Pegoraro (advogada e militante pelos direitos das mulheres); Beatriz Tavoni (promotora legal popular e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e Sabrina Mazo D’Affonseca (coordenadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência - Laprev).
A mesa promoveu reflexões sobre os desafios estruturais para a equidade de gênero, discutindo caminhos para ampliar a presença feminina em espaços de poder, as transformações necessárias nas instituições e a importância de políticas públicas e culturais que garantam direitos e oportunidades iguais para todas as pessoas.
