Maternar Indígena na Universidade

  • Processo: 23112.015596/2024-66
  • Data inicial:24/05/2024
  • Data final: 06/12/2024
  • Coordenadora: Irai Maria de Campos Teixeira

Descrição

O presente projeto teve como objetivo oferecer espaços de troca, acolhimento e construção de afetos entre mães indígenas da UFSCar, fundamentando-se no referencial teórico da Educação Popular e configurando-se, simultaneamente, como um espaço formativo e de fortalecimento das lutas por pertencimento. A iniciativa esteve diretamente vinculada às práticas de ensino e extensão da proponente, no âmbito do Observatório Mulheres da UFSCar, e foi desenvolvida a partir de uma perspectiva metodológica participativa e dialógica.

As ações do projeto foram orientadas pelo referencial teórico-metodológico da Educação Popular, sendo realizadas por meio de atividades práticas junto às participantes, como rodas de conversa, oficinas, vivências e exposições temáticas. Essas atividades possibilitaram processos de ação–reflexão–ação, promovendo a construção coletiva de saberes e a valorização das experiências das mulheres indígenas.

Destaca-se que a condução das práticas ocorreu com protagonismo de mulheres indígenas, contando também com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à UFSCar.

extensão e a equipe da UAC, fortalecendo o caráter coletivo, intercultural e formativo da proposta.

Participantes

  • Alunas de graduação: Alexandra Castro de Oliveira; Aparecida Ferreira Brito; Claudiana Brazão Lopes; Crislayne de Lourdes Sampaio Ferreira; Cynthia da Silva Ferreira; Francieli Moreira Miranda; Josiane Dias Araujo; Léa Barreto; Lucilma Iukunai Spinelli; Maria Lilane Olímpio Chaves; Rute Angela da Silva e Silva; Tatiana Brazão Costa.
  • Aluna de pós-graduação: Anacleide Assunção Costa Aguiar